Como desenvolver um plano para ter uma boa saúde mental

Algumas práticas simples podem ajudá-lo a ter uma melhor saúde mental.

Existem diversas maneiras simples e práticas de lidar com nossa saúde mental pessoal, a maioria delas envolvendo prevenção e intervenção precoce. Aprender a reconhecer os sinais de que estamos passando por ansiedade e depressão antes que se torne uma emergência é fundamental. Há esperança quando sentimos que temos algum controle sobre como lidar com o estresse em nossas vidas. 
Por esse motivo trouxe algumas dicas que vão te ajudar na prevenção desses sentimentos.

Permita-se ter pensamentos e sentimentos negativos

É normal que de vez em quando a gente se sinta pra baixo, desanimado e tenha pensamentos negativos sobre as situações, a forma como interpretamos e lidamos com as situações são unicas para cada pessoa.
Mas algo muito comum é que as pessoas fiquem se culpando e se cobrando por estarem tristes, para baixo e isso só acaba gerando mais desconforto, por isso é mais saudavel aceitar que temos esses pensamentos e sentimentos negativos e trabalhar em cima deles tentando entender os nossos pensamentos e porque estamos nos sentindo mal com determinada situação.

Faça coisas pequenas e boas para si mesmo

Ouvimos muito sobre autocuidado nos dias de hoje. Pode parecer difícil pensar sobre como realizá-lo quando há tanta coisa acontecendo em nossa vida. Mas o autocuidado não precisa ser um grande gesto que leva muito tempo ou custa muito dinheiro. Pode ser algo tão simples como dar a nós mesmos um espaço tranquilo para limpar a cabeça, beber um pouco de água ou dar uma curta caminhada. O autocuidado também inclui cuidar de nós mesmos nos relacionamentos. Cuidar dos nossos pensamentos, da nossa saúde mental, fazer algum hobbie. Cuidar de nós não é egoísmo, é necessário, pois se não conseguirmos cuidar de nós será muito mais difícil cuidar dos outros.

Tenha metas e objetivos na vida

Sentir que nossa vida tem propósito e que sabemos aonde queremos chegar pode ter um impacto positivo em nosso bem-estar emocional. A nossa vida é tão corrida, cheia de trabalho, estudos, tarefas que muitas vezes nem sabemos porque estamos fazendo o que fazemos, isso pode deixar a vida muito “sem sal”.
Quando colocamos metas e objetivos em nossas vidas, sabemos para onde queremos ir e podemos traçar um caminho para como conseguir chegar lá.
Existe uma frase que diz: -“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Seja cuidadoso com sobrecarga de tarefas

A nossa vida já tem muitas atividades para serem feitas diariamente, se você adicionar cada vez mais coisas para fazer de uma vez isso pode causar estresse e cansaço.
É sempre importante saber distribuir as suas tarefas durante a semana, durante o dia e se foi adicionar mais tarefas, comece aos poucos.

Mantenha o foco no presente

É muito comum nos dias de hoje as pessoas ficarem remoendo coisas do passado, ou se preocupando com o que ainda esta por vir, o passado não tem como ser alterado, o futuro você pode até tentar ficar prevendo o que vai acontecer, mas não temos bola de cristal para saber ao certo, por isso é importante focar no que esta a nossa frente, no momento presente.
Aproveite o momento com seus entes queridos, aproveite o alimento que esta comendo, a atividade que estiver fazendo, o exercício físico, foque no presente.
Se tiver com muitos pensamentos sobre o futuro, preocupações, pensando no que tem que fazer mais tarde, ou no dia seguinte, tente escrever em uma folha de papel para externalizar esses pensamentos e tirar eles da sua mente.

Além disso você pode aplicar técnicas de Mindfulness (Atenção plena).

Caso não esteja conseguindo lidar com as situações do dia a dia, preocupações, procure um profissional da saúde.

Entre em contato que podemos agendar uma sessão, seja ela presencial ou online.

Psicólogo Victor Luiz Gomes Konecsni

CRP: 06/163802

Deixe uma resposta